Dicas

aqui é atualizado constantemente com todas as dicas sobre jericoacoara, com fotografias e explicações de experiencias proprias de nossa equipe que reside em Jericoacoara.

A transformação de uma simples vila de pescadores, um local de difícil acesso, com praticamente nenhuma estrutura, trouxe o status de um dos destinos queridinhos do nosso Nordeste.

Jericoacoara conta com praias de enseada e mar calmo, ou de mar aberto e ondas grandes.

É fato que o acesso ainda não é fácil e, com isso, a natureza é preservada e segue exuberante. É considerada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, desde 2002, transformada em PARNA (Parque Nacional).

Dessa maneira, é proibida a construção de rodovias e estradas; bem como qualquer tipo de pavimentação, sendo assim os turistas seguem de jardineiras (veículos 4×4) em suas dunas até Jeri.


As ruas seguem o estilo praiano: areia, pouca iluminação e uma atmosfera sossegada. Jericoacoara já foi reconhecida pelo The Washington Post como uma das praias mais bonitas do planeta.

Os estrangeiros descobriram os encantos de Jericoacoara antes dos brasileiros. Os costumes e a gastronomia são muito influenciados pela cultura europeia, especialmente dos italianos, belgas, alemães e franceses.

Se por um lado há uma grande variedade de receitas internacionais nos restaurantes, por outro o turista precisa se adaptar aos horários estranhos: a maior parte das lojas fica fechada no começo da tarde e alguns estabelecimentos só abrem no fim da noite. A verdade é que a vila vai estar 110% com seu funcionamento após o pôr do sol.


Taxa de Turismo Sustentável
Uma curiosidade sobre Jericoacoara é cobrança de uma taxa ambiental, instituída pela prefeitura de Jijoca de Jericoacoara em 2015. A Taxa de Turismo Sustentável vale para turistas entre 13 e 59 anos, com exceção de deficientes físicos. Para evitar filas na chegada, é aconselhável pagar pela internet.

Poço da Princesa

Localizado próximo à Pedra Furada, é uma pequena piscina natural com aproximadamente 1,70m de profundidade encravada na rocha. Pode somente ser visitada quando a maré está baixa.

Pedra Furada

Dentre as inúmeras atrações de Jericoacoara, a mais famosa é a Pedra Furada, um arco enorme, esculpido pela ação das ondas. O arco fica situado na Região Rochosa de Jericoacoara, que se estende por 2 km do litoral e termina na Pedra do Frade, a distância do centro da vila até este cartão postal é em média 2km subindo o serrote uma caminha ecológica na areia que não é nada demais.

No mês de julho, o sol se põe atrás do furo da Pedra, formando um grande espetáculo da natureza.


Caverna do Morcego

Pequena formação rochosa situada ao longo do caminho entre a Praia da Malhada e a Pedra Furada. Vale uma passada para observar uma vista incrível.

Ah! É possível encontrar alguns dos moradores que dão nome à caverna.

Serrote

Dois pequenos morros de formação rochosa à direita da Vila de Jericoacoara. É um dos poucos lugares no Parque Nacional onde há vegetação arbustiva.

O Serrote protege Jeri dos ventos e das areias das dunas. A caminhada é uma boa atividade física. Além disso, somos contemplados com uma vista privilegiada do parque, dos seus campos de dunas, do mar e da Vila.


Duna do Pôr do Sol

Uma das principais atrações turísticas. É um acidente geográfico dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Onde já Impressionou pelo seu tamanho e perfeição de sua forma, hoje ela tem menos da metade da altura que ja teve que era aproximadamente 67m.

Por tradição, turistas e moradores se unem a um ritual diário em seu topo para apreciar o espetáculo do pôr do sol de frente para o mar.


Roda de Capoeira

Quando todos descem a Duna do Pôr do Sol, os primeiros sons do berimbau anunciam o início da Roda de Capoeira.

A luta, arte e dançam atraem moradores e turistas. Ao som dos instrumentos musicais e das palmas, todos são envolvidos pelo ritmo, música, dança, flexibilidade e gingado da nossa cultura.

Farol

Situado no ponto mais alto do Serrote, 98m acima do nível do mar. O lugar é um mirante natural com uma vista 360º dos arredores e um dos melhores pontos para assistir ao nascer e pôr do sol e da lua.

Poço do Ananias

Piscina natural formada pelo represamento da água do mar na maré baixa. É o principal dos vários poços formados nas rochas que separam a Praia Principal da Praia da Malhada.


Lagoas Interdunares

São lagoas em tons azuis e esverdeados formadas na estação chuvosa entre os recôncavos das dunas brancas na área do Parque Nacional. A paisagem é indescritível.

Praia Principal

O lugar mais conveniente para passar um dia é a Praia Principal, situada no centrinho de Jericoacoara.

A praia une facilidade de chegar até ela com a comodidade de cadeiras e guarda-sol para alugar, bares, restaurantes e alguns dos hotéis mais requisitados. As ondas suaves e os ventos são ideais para a prática de esportes náuticos, especialmente windsurf.

Praia Malhada

Localizada a 10min da Praia Principal encontramos a Praia Malhada. Um pedaço do paraíso menos movimentado. Porém, não há estrutura na praia e o ideal é levar o que for preciso, caso queira passar o dia.

Além do mar, é possível se refrescar em algumas piscinas naturais formadas entre as rochas da região. Aliás, pedra é o que não falta por lá.

Pacotes para Jericoacoara
A melhor maneira para aproveitar tudo que Jericoacoara tem a oferecer é optar por pacotes. Há opções a partir de 4 dias até 10 dias, desde pousadas até os hotéis mais luxuosos. Ao escolher um pacote observe atentamente as condições de voos e hospedagem. De um modo geral, é um excelente custo-benefício.

Além disso, os pacotes são moldados para superar às expectativas dos turistas, como fazer todo o traslado entre aeroporto/hotel e levar os turistas às principais atrações em Jericoacoara.

Se optar pela alta temporada, adquira o pacote com uma certa antecedência; pois a demanda é grande e esse ano, em especial, as promoções estão excelentes.


Atualmente todos os dias a partir das 20h os visitantes têm como opção na Praia Principal o Luau das Caipirinhas. Música ao vivo, ótimos coquetéis e a diversidade de Jericoacoara.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑